Desde o mês de março, com o início da pandemia e o aumento da adesão das empresas ao home office, as ações trabalhistas dispararam.
No período de março a setembro os processos subiram mais de 250% se comparado ao ano anterior.
As principais queixas são: a falta de ajuda nos custos para trabalhar remotamente, como gastos com luz e internet, problemas com ergonomia na utilização de mesas, cadeiras e até sofás, além de divergência de jornada de trabalho.
Empresas e trabalhadores ainda têm dificuldade de seguir as regras para esse tipo de trabalho, muitas vezes desrespeitado o limite da jornada de trabalho, previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como 8 horas diárias e 44 horas semanais.
Segundo especialistas, esse aumento se deve à falta de regras mais claras para a modalidade de trabalho, que leva insegurança jurídica tanto para empresas como para funcionários.
Uma das formas de evitar esses processos é controlar as horas mesmo em home office com o relógio ponto móvel.
A Henry, líder no segmento, oferece vários modelos de relógio, dentre eles destaque para o Ponto Advanced E, que atende a Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os requisitos da Portaria 595/13 do INMETRO.
Ele é ideal para empresas de pequeno porte, ou empresas que necessitam de um controle ponto itinerante.
Possui leitor biométrico e sistema de impressão.