Qual a importância de tornar o RH mais estratégico?
Hey você… Já parou para refletir suas necessidades em relação ao trabalho são diferentes das de seus pais e avós, por exemplo?
O acesso a níveis mais altos de escolaridade, as mudanças sociais e os avanços tecnológicos e econômicos mudaram a forma como a atual geração de trabalhadores olha para o mercado de trabalho.
Hoje, os profissionais já escolhem as empresas para as quais vão trabalhar. Isso é possível devido ao maior acesso a informações de vagas de emprego e à ampliação do empreendedorismo, que possibilita que qualquer pessoa que domine uma área e monte seu próprio negócio, mesmo sem ter muito dinheiro para investir.
O ambiente de trabalho tem passado por constantes mudanças e, ao longo dos anos, a mão de obra existente se tornou mais especializada e preparada.
O departamento de RH evoluiu junto às técnicas de gestão e passou a desempenhar papel relevante nas estratégias de negócios.
Assim, sua função deixou de ser apenas realizar a contratação de novos funcionários. O RH atua na gestão estratégica do capital humano da empresa, ajudando no desenvolvimento das pessoas dentro da empresa.
Ou seja, as relações de trabalho estão se transformando e, com o passar dos anos, tendem a mudar cada vez mais, pois os trabalhadores querem enxergar propósito em tudo o que fazem. Toda essa movimentação social requer das empresas ações mais estratégicas para atrair e manter os melhores profissionais.
É nesse cenário que o setor de gestão de pessoas se torna cada vez mais importante para o desenvolvimento das empresas, passando a atuar com mais critério nos processos de recrutamento e seleção e a zelar por uma boa integração das equipes, cuidando do clima organizacional, da capacitação e do desenvolvimento de pessoas.
Todo esse esforço é necessário porque as empresas são movidas por pessoas, e, à medida que a companhia eleva a qualidade do seu time de trabalho, a organização se torna mais eficiente.
Como construir uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente.
O sucesso da gestão estratégica depende de quão bem ela está vinculado aos objetivos organizacionais, você precisa ter um entendimento completo da visão, valores e missão da organização.
Articular os planos de crescimento de curto e longo prazo, garantindo uma comunicação clara das metas da companhia e reconhecer quais são as barreiras e oportunidades, e qual plano de ação será implementado para aproveitar os pontos fortes e fracos dos funcionários.
Ah… uma dica importante também é criar um cronograma para realizar uma revisão estratégica da gestão de pessoas. Ela vai acompanhar o progresso feito e também identificar áreas de melhoria.
Por fim, tenha uma comunicação clara. É muito importante que todos conheçam e se comprometam com essa nova gestão de pessoas mais estratégica. Afinal, ela só acontece quando toda a empresa está envolvida e as pessoas podem se ver nessa estratégia. Todos os funcionários devem estar alinhados com os objetivos e metas.
Aqui na Henry trabalhamos diariamente com profissionais de rh e a ideia dessa matéria é trazer dicas produtivas que podem ser aplicadas em qualquer negócio e que podem melhorar o ambiente de trabalho.