3 coisas que você precisa saber sobre gestão de ponto

Por Henry
Publicado em 16 de dezembro de 2019


A organização de uma empresa passa por diversos aspectos, entre eles um bom controle da gestão de ponto, referente aos registros de horário de trabalho dos funcionários. Cada corporação costuma organizar de um jeito, mas o fundamental é que o processo seja feito de forma eficiente para evitar problemas futuros.

Entre todos os detalhes que caracterizam a gestão do ponto, vamos destacar alguns deles, buscando ajudar todos que se interessam e necessitam saber sobre o tema. Uma das formas mais claras para ter este controle é a implementação de um relógio de ponto, prática comum nas corporações, justamente por sua eficiência. Vale a pena investir neste sistema para melhorar o desempenho da empresa.

1 – A importância do relógio de ponto

Para qualquer empresa, é fundamental ter o controle sobre o tempo de trabalho dos funcionários, seja para organizar melhor o pagamento de horas extras, para saber se o profissional está de fato cumprindo o tempo necessário, entre outros detalhes.

Além disso, saber exatamente o período de trabalho evitam-se problemas posteriores, causados por erros, horas a mais na empresa e que não foram pagas. Com um sistema que indique corretamente todos as marcações e detalhe de forma precisa as movimentações do funcionário, é possível se defender de qualquer reclamação e eventual questionamento judicial.

O ideal é que a empresa adquira aquele que satisfaça melhor o modelo de controle proposto pela companhia. São vários tipos de tecnologias, mas uma das mais comuns são os relógios eletrônicos que registram o ponto através de cartões de proximidade, biometria digital ou senha.

Neste formato, o funcionário aproxima se cartão de identificação ou posiciona sua digital no local indicado, e os dados são gravados na memória do equipamento de maneira automática. Como tudo é feito eletronicamente, não há possibilidades de mudanças ou erros de marcação, o que é uma boa vantagem.

O uso da biometria para identificação do colaborador tem sido prática recorrente na gestão de ponto da maioria das empresas, tendo em vista sua facilidade e praticidade, pois evita custos com a produção de cartões e evita problemas de perda ou esquecimento. A tecnologia e configuração do relógio de ponto, fica a cargo de cada empresa, que deve avaliar qual a melhor opção de acordo com suas necessidades e objetivos na gestão de ponto.

2 – Softwares de gerenciamento integrados ao relógio de ponto para melhor acompanhamento

Independente da escolha, o fato é que é necessária uma solução eficiente para a empresa. Além do relógio de ponto, quando trata-se do modelo eletrônico (REP), é preciso um software de gerenciamento, que trabalhe de forma integrada e conjunta. Desse modo, é possível ter um melhor controle das informações e do comportamento dos funcionários, possibilitando a tomada de decisões melhores quando necessário, para que todas as regras sejam cumpridas.

Por exemplo, com um bom sistema é possível fazer, automaticamente, as horas trabalhadas serem calculadas para o pagamento de horas extras, sem a necessidade de realização de um trabalho manual, mais suscetível a erros. No momento de definir os pagamentos, um único arquivo pode indicar aos gestores o quanto cada funcionário deve receber, somando horas trabalhadas, descontando atrasos e faltas, ou se for o caso, enviando para banco de horas. Tudo isso só é possível com a correta combinação de relógio de ponto e software de gerenciamento.

Além disso, as pessoas responsáveis pelos pagamentos ficam mais livres para cuidar de outros aspectos, como a qualidade do trabalho, por exemplo. Perder tempo calculando horas de folga, tempo a mais na empresa e outros detalhes reduz produtividade. Em um mundo cada vez mais automatizado, é impensável um negócio prosperar sem sistemas bem executados de gestão.

3 – Cuidado com os detalhes legais

A gestão de ponto bem-feita é fundamental para que a empresa não corra riscos de sofrer com processos posteriores ou com erros de registro que possam ser contestados pela lei. É essencial que os gestores que estiverem na iminência de implementar um novo sistema de ponto fiquem atentos às regras, solicitando ainda ajuda de especialistas na legislação, para que não ocorra nenhum erro.

Caso as empresas não respeitem as regulamentações, isso poderá gerar várias dores de cabeça e tipos de punição. Os funcionários podem entrar com ações trabalhistas em busca de seus direitos e de indenizações. Além disso, multas administrativas podem ser aplicadas se os relógios não seguirem as regras estabelecidas.

Para qualquer empresa, principalmente as de menor porte, pagar multas pesadas para profissionais que não tiveram seus direitos respeitados pode ser devastador, mexendo fortemente com o orçamento. Por isso, não se pode dar chance ao azar, errando marcações ou utilizando um sistema ineficiente.

Um detalhe importante referente à legislação tem relação com a obrigatoriedade de haver a marcação de ponto nas empresas. De acordo com a lei prevista pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho (§ 2º, art. 74), qualquer organização com 10 ou mais pessoas registradas precisa ter um sistema de controle. Mais uma vez, se não houver o respeito a esta prática, sanções podem ser aplicadas.

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