4 dicas para otimizar o controle de ponto dos seus funcionários

Por Henry
Publicado em 31 de outubro de 2019


O desenvolvimento e a manutenção de um trabalho de gestão de pessoas eficiente passa pela implantação de um Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP). Porém, com a adoção de algumas práticas é possível otimizar a administração desse controle, tornando-o mais eficiente.

O SREP foi instituído pela Portaria nº 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de informatizar as anotações de entrada e saída dos funcionários, de armazenar com segurança essas informações e facilitar a realização de auditorias nesse controle.

Neste post, apresentaremos algumas sugestões que podem ser aplicadas para otimizar a gestão e controle de ponto dos seus funcionários.

1. Invista em um sistema eficiente e homologado pelo MTE

Com a evolução tecnológica, foram criadas diversas soluções inteligentes de controle de entrada e saída de funcionários. Por isso, não há mais razão para manter sistemas arcaicos em funcionamento nas empresas, principalmente, pela insegurança dos seus registros.

Atualmente, a maioria das companhias de grande e médio porte implantou o ponto eletrônico. Dessa forma, a gestão das informações é otimizada e os funcionários são beneficiados com a transparência que um controle informatizado oferece.

Além disso, os SREPs facilitam o controle das normas, eliminam as inconsistências, promovem a segurança jurídica, melhoram o clima organizacional e modernizam os processos da empresa.

Porém, antes de optar por um sistema de registro eletrônico de ponto, é imprescindível que haja uma verificação no MTE. Isso, porque todos os equipamentos homologados estão cadastrados no Cadastro do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (CAREP).

Assim, em uma simples ao consulta no site é possível verificar quais os equipamentos e modelos foram homologados e estão com registro em dia junto ao CAREP. Além disso, todos os modelos aprovados e certificados pelo INMETRO são considerados invioláveis e à prova de fraudes.

2. Treine a equipe a usar corretamente o controle de ponto

Geralmente, as pessoas não são favoráveis a mudanças, principalmente, as mais idosas. Por isso, esteja preparado para enfrentar as resistências e até ter um longo período de adaptação ao uso do ponto eletrônico.

Contudo, com as facilidades oferecidas por um sistema automatizado, será possível acompanhar em tempo real a forma como os funcionários estão utilizando o registro e identificar todos aqueles que não o estão usando adequadamente.

Assim, é possível treinar assertivamente os trabalhadores, sem provocar desgastes ou atrapalhar a produtividade da empresa por realizar treinamentos desnecessários.

3. Estabeleça metas para cumprimento da jornada

Uma forma de facilitar a adesão dos colaboradores à utilização do novo controle de ponto é apresentando os benefícios que essa prática trará para eles e para a empresa. Outra possibilidade é estipular metas para o cumprimento da jornada de trabalho.

Assim, é possível criar uma cultura de valorização de desempenho através da premiação dos funcionários que alcançarem as metas estabelecidas. Esse tipo de iniciativa promove a eficiência na gestão de pessoas e incentiva o cumprimento da jornada.

4. Integre os controles de acesso e de ponto

Uma outra estratégia para otimizar o uso do registro eletrônico é integrando-o com o controle de acesso da empresa. Essa integração permite a captura de diversas informações relevantes para empresa, tais com horário de maior e menor fluxo, número de visitantes, entre outros.

Essa atuação conjunta dos sistemas permite que haja um controle simplificado de entrada e saída de pessoas, de forma simultânea, em ambientes diferentes. Além disso, é possível tornar a catraca como o único equipamento de registro das horas trabalhadas.

A Henry é uma empresa especializada em soluções e equipamentos eletrônicos de registros de ponto. Com mais de 800 revendas autorizadas espalhadas pelo Brasil, todos os nossos produtos são homologados e certificados pelo MTE. Ficou interessado? Acesse nosso site.