Como a tecnologia do reconhecimento facial pode ser uma aliada na volta a todas as atividades presenciais

Por Henry
Publicado em 23 de fevereiro de 2021


Muitas empresas estão retornando gradativamente ao “novo normal”. Depois de meses com equipes em home office, a volta ao ambiente de trabalho requer o cumprimento de protocolos de segurança determinados pelos órgãos de saúde. Nesse sentido, empresas estão investindo em tecnologia a fim de garantir a segurança dos colaboradores. Uma dessas tecnologias é a de […]

Muitas empresas estão retornando gradativamente ao “novo normal”.
Depois de meses com equipes em home office, a volta ao ambiente de trabalho requer o cumprimento de protocolos de segurança determinados pelos órgãos de saúde.
Nesse sentido, empresas estão investindo em tecnologia a fim de garantir a segurança dos colaboradores. Uma dessas tecnologias é a de reconhecimento facial, que dispensa o contato físico e pode ser aplicada tanto no controle de acesso como na marcação de ponto.
O reconhecimento facial é uma tecnologia já existente e conhecida, mas que agora será de grande utilidade em diversos ambientes por oferecer funcionalidades de autenticação e identificação, sem a necessidade de contato com o usuário. Nesse contexto, o reconhecimento facial é apresentado como uma potencial solução para o “novo normal”, pois possibilita a utilização com uma ampla variedade de aplicações em diferentes segmentos, como o setor financeiro, o varejo, o mundo corporativo, a indústria e aeroportos, proporcionando o aumento significativo da velocidade e a eficiência nas operações.
A tecnologia de reconhecimento facial utiliza-se de uma técnica biométrica com softwares que se baseiam nos traços dos rostos, cujas faces são coletadas e codificadas, de modo a gerar um score de assertividade. Com os avanços atuais, é possível, inclusive, fazer o reconhecimento mesmo que a pessoa esteja usando uma máscara, pois a tecnologia não verifica apenas as características visuais dos rostos, mas também outros aspectos de ordem técnica que envolve Inteligência Artificial e base de dados para captar as características da biometria e realizar o cruzamento das informações.
O mundo não é mais o mesmo e é fundamental incluir na rotina os cuidados de higiene e distanciamento social. Além de solicitar o uso obrigatório da máscara pelos colaboradores, é necessário reorganizar as estações de trabalho de modo a manter o distanciamento entre as pessoas. Disponibilize álcool em gel em lugares estratégicos e forneça kits de higiene para desinfecção de objetos pessoais. Antes do retorno, vale revisar e aprimorar sistemas de ar-condicionado, aquecimento e ventilação, assim como treinar equipes de limpeza para que ambientes, mobiliário e corrimões sejam higienizados com frequência.
A biometria facial vem sendo incorporada aos ambientes corporativos como medida para minimizar o risco de contágio.
A tecnologia empregada no reconhecimento facial baseia-se na premissa de que cada pessoa tem um padrão característico facial único e identificável através de sistemas de análise profunda de imagem. Cruzando dados como distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o formato da boca, bochechas e queixo, o sistema mapeia a face que será reconhecida sempre que o usuário fizer o escaneamento, independente da posição que estiver.
Assim sendo, empresas de soluções tecnológicas de gestão, como a Henry estão sempre antenadas as novas tecnologias e desde o início da pandemia o reconhecimento facial é item indispensável em nossos equipamentos.
É possível adaptar uma catraca com o reconhecimento ou adquirir uma nova, já com essa função e sem contato físico. Além disso, a Henry trabalha com linha de totens e controle de ponto.
Somos líder em tecnologia, somos líder no mercado.