Como obter sucesso com o controle de horas trabalhadas de seus colaboradores

Por Henry
Publicado em 13 de dezembro de 2019


A falta de um controle eficiente de horas trabalhadas de seus colaboradores pode gerar muitos problemas para uma empresa. Desde simples reclamações de colaboradores com a sua remuneração até situações mais complicadas como multas, processos trabalhistas e problemas na gestão do negócio.

Neste artigo, vamos abordar problemas que podem ser ocasionados pela falta de controle de horas trabalhadas dos seus colaboradores e como você pode solucionar essa demanda e obter sucesso nessa tarefa.

O que diz a lei

O registro de horas de trabalhadas está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas. Ou seja, é uma norma e precisa ser cumprida! Veja o que diz a legislação sobre o controle de horas trabalhadas:

Art. 74 da CLT: Determina a obrigatoriedade das empresas registrarem a entrada e a saída dos seus funcionários, além de intervalos para descanso.

Portaria 1.510/2009: Oferece amparo legal para que as empresas aprimorem seus sistemas de registro de jornada. Ou seja, permite o uso da tecnologia para modernizar e ter o controle mais eficiente.

MP da Liberdade Econômica: Estabelece empresas que possuem mais de 20 funcionários devem fazer o registro de horas trabalhadas.

Controle as horas trabalhadas e evite riscos desnecessários

Evitar riscos desnecessários é fundamental para manter a saúde financeira e a estabilidade da sua empresa. Aqui, mostraremos algumas situações simples do cotidiano de uma empresa, mas que podem interferir nos lucros e na produtividade de uma empresa.

Veja como sua empresa pode ser prejudicada caso ela não faça o controle de horas trabalhadas corretamente de seus colaboradores:

Processos trabalhistas

Colaboradores insatisfeitos ou que se sintam lesados podem entrar com ações na Justiça do Trabalho dizendo que trabalhavam mais horas que o permitido e que não recebiam por isso. Se você não tiver um controle da jornada através de um relógio ponto, por exemplo, a chance de sua empresa perder a causa e ser onerada é grande.

Perda de produtividade

Funcionários que chegam atrasados, saem mais cedo do trabalho, não cumprem corretamente os horários de intervalos, entre outras situações, estão produzindo menos do que poderiam, não acha?

Talvez, os 10 minutinhos não signifiquem tanto prejuízo assim. Mas agora pare para pensar:

Ou seja, foi uma hora a menos trabalhada considerando o dia todo. São 5 horas a menos considerando a jornada de segunda a sexta. São 20 horas a menos considerando um mês inteiro!

Preste atenção: Tudo isso acarreta prejuízo financeiro!

Muitas empresas trabalham no limite e com orçamentos bastante enxutos. Com tantas obrigações e custos para manter uma empresa no Brasil, cada detalhe que possa otimizar a gestão e economizar dinheiro faz toda a diferença!

O que você deve analisar é que a falta controle de horas trabalhadas dos seus colaboradores pode estar gerando prejuízo financeiro. Ou seja, você está sendo prejudicado e deve encontrar uma solução eficiente para manter a saúde financeira da sua empresa!

Veja como controlar as horas trabalhadas de maneira eficaz

relógio ponto é a ferramenta ideal para que sua empresa possa fazer o controle eficiente das horas trabalhadas dos seus colaboradores. Com ele, é possível ter o registro completo de todos os funcionários. Ele desempenha as seguintes tarefas com muita precisão:

O relógio ponto supre a necessidade de empresas de diversos tamanhos e independente do número de colaboradores. Além disso, ele atende a todas as exigências da legislação e facilita a rotina do RH da sua empresa, evitando erros na folha de pagamento e fraudes nas informações de jornada de trabalho.

Gostou dessas dicas? Entre no site da Henry e conheça as inúmeras vantagens que os equipamentos e sistemas para controle de ponto podem oferecer para sua empresa.