Descubra como o relógio de ponto pode ajudar na produtividade da sua empresa

Por Henry
Publicado em 03 de dezembro de 2019


A implementação de um sistema de relógio de ponto na sua empresa pode ajudar significativamente na melhora dos índices de produtividade. A partir dele, é possível organizar e monitorar de maneira assertiva o fluxo de entrada e de saída dos colaboradores profissionais de qualquer estabelecimento.

O recurso do relógio de ponto funciona de modo a otimizar os serviços e o setor administrativo da empresa, melhorando o controle das atividades internas e, consequentemente, trazendo impactos positivos para o desempenho do negócio como um todo.

Nos tópicos a seguir, apresentamos em maiores detalhes como o relógio de ponto pode ajudar na produtividade da sua empresa, trazendo vantagens como a segurança, a organização, um maior controle sobre o fluxo de pessoas e a redução de custos. Acompanhe a leitura e confira!

Otimização da produtividade do RH

A partir da utilização do ponto digital, o setor de Recursos Humanos consegue otimizar sua produtividade, pois contará com dados mais detalhados e seguros em relação à circulação cotidiana de funcionários dentro do estabelecimento.

Isso auxilia tanto no gerenciamento dos processos internos quanto na contabilização de atrasos e da quantidade de horas que cada profissional trabalha. Além disso, com o sistema de relógio de ponto as chances de adulteração e de fraude são menores do que com os sistemas tradicionais.

Fator essencial para a organização

Um empreendimento que decide pela implantação de um sistema de controle de ponto por relógio biométrico (ou ponto digital) está automaticamente investindo em uma melhoria contínua e significativa da organização de seu setor administrativo.

O sistema de relógio de ponto possui a funcionalidade de se conectar diretamente com os dispositivos eletrônicos móveis dos gestores da empresa através de um aplicativo ou um software específico, o que torna sua utilização mais prática, dinâmica e rápida.

Este aspecto exerce grande influência sobre os índices de produtividade do empreendimento, já que os dados importantes sobre a movimentação de funcionários podem ser acompanhados em tempo real e de maneira remota.

Diminuição de gastos com ações trabalhistas

Devido ao fato de proporcionar as informações de maneira bastante detalhada sobre o fluxo de movimentação dos colaboradores profissionais, o sistema de relógio de ponto traz o benefício de resguardar a empresa em casos de ações e processos trabalhistas, uma vez que os dados sobre as entradas e as saídas são confiáveis e de fácil acesso.

Por conseguinte, caso aconteça algum contratempo jurídico em relação a algum colaborador, é possível que as informações sejam obtidas de modo fácil e seguro com o ponto digital, o que contribui com a diminuição de gastos com estes tipos de ações trabalhistas.

Diminuição de erros

Outra vantagem para a produtividade da sua empresa com a instalação de um sistema de relógio de ponto é a diminuição da frequência de erros devido ao fato de que os gestores e o setor de Recursos Humanos da empresa terão um controle maior e mais apurado em relação aos horários, à quantidade de horas trabalhadas por cada colaborador profissional, intervalos, horas extras etc.

Com estas informações em mãos, torna-se mais seguro fechar a folha de pagamento sem a chance de equívocos de contabilização que possam gerar situações de conflito com os funcionários.

A Henry é fabricante de equipamentos e sistemas de controle de ponto. Conheça os nossos serviços!