FOLHA DE PAGAMENTO: É POSSÍVEL FACILITAR ESSE PROCESSO?

Por Henry
Publicado em 22 de outubro de 2021


A folha de pagamento é um dos itens mais importantes no departamento pessoal de uma empresa. Esse documento tem diversas finalidades, desde as mais operacionais – como, por exemplo, organizar a contabilidade da empresa – até o papel fiscal e contábil. É por meio da folha de pagamento que o trabalhador pode controlar o valor bruto de […]

A folha de pagamento é um dos itens mais importantes no departamento pessoal de uma empresa. Esse documento tem diversas finalidades, desde as mais operacionais – como, por exemplo, organizar a contabilidade da empresa – até o papel fiscal e contábil.

É por meio da folha de pagamento que o trabalhador pode controlar o valor bruto de seu salário e quanto receberá após os descontos. Na folha, devem constar dados básicos como nome do funcionário, cargo exercido, valores da remuneração e valores que eventualmente possam fazer parte dela, como ajudas de custos e os descontos legais.

Mas como fazer o cálculo da folha de pagamento?

O empreendedor deve ficar atento a classificação correta do seu funcionário, ou seja, por categoria, seja ele atuando no comércio, na indústria, na prestação de serviços, entre outros.

Cada uma das categorias está regida por regras específicas, que devem ser de conhecimento do empregador e assim devidamente colocadas em prática.

A partir daí, começa o controle das horas. A folha de pagamento é um documento, isso significa que é de extrema importância que haja o registro das horas trabalhadas diariamente pelos colaboradores, para que ela reflita a realidade.

De acordo coma legislação trabalhista, toda empresa que tenha mais de dez funcionários em seu quadro empregatício é obrigada a realizar o registro de ponto.

Nesse sentido, a Henry é pioneira em relógios de ponto, com modelos que atendem as necessidades das mais diversas empresas.

Além de calcular as horas trabalhadas automaticamente, faltas, horas extras e demais fatores que influenciam na folha de pagamento, o controle automatizado possibilita uma maior gestão quanto ao desempenho e produtividade de cada colaborador e a equipe como um todo.

Como facilitar o cálculo da folha de pagamento?

O tempo gasto para calcular a folha de pagamento de cada funcionário pode ser muito grande. E tempo é dinheiro nos negócios atuais!

Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada para gerir de forma eficiente a folha de pagamento.

A Henry possui um software chamado Henry Ponto, ele é integrado com nossos equipamentos e é uma ferramenta indicada para que dados e registros gerados pelo relógio de ponto sejam administrados.

Traz funcionalidades completas como o controle de jornada de trabalho, horas extras e faltas, além de possibilitar controle em tempo real dos dados e emissão de relatórios para tomadas de decisão. 

As vantagens são enormes, começando pela segurança e acesso preciso as informações. Além disso, algumas tarefas são automatizadas, diminuindo o retrabalho e os custos para a sua empresa. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco!