Motivos para não usar o Controle Ponto manual.

Por Henry
Publicado em 01 de abril de 2021


MOTIVOS PARA NÃO USAR O CONTROLE PONTO MANUAL O controle das informações de uma empresa é de grande importância para a geração de indicadores e a consequente adoção de estratégias eficientes para melhorar o desempenho do negócio. Com a inserção da tecnologia, foi possível modernizar muitas ações do setor de Recursos Humanos e do Departamento […]

MOTIVOS PARA NÃO USAR O CONTROLE PONTO MANUAL

O controle das informações de uma empresa é de grande importância para a geração de indicadores e a consequente adoção de estratégias eficientes para melhorar o desempenho do negócio. Com a inserção da tecnologia, foi possível modernizar muitas ações do setor de Recursos Humanos e do Departamento Pessoal, incluindo o controle de ponto manual.
Seguindo a legislação trabalhista brasileira, as empresas que possuem mais de 10 funcionários devem promover o controle dos horários de trabalho.
O chamado ponto manual é aquele em que o controle é feito pelo registro em um livro de ponto. Esse método já é considerado bastante ultrapassado.
Além disso, o controle de ponto manual pode causar vários problemas na gestão de pessoas de uma empresa. E a solução é bem mais simples e barata do que muitos gestores imaginam.
Nessa técnica de controle de ponto manual, o registro de entrada e saída dos funcionários é realizado por meio de um documento em que tudo é redigido à mão. Como é de se esperar, trata-se de um método extremamente falho, já que conta com a boa fé e competência das pessoas ao assinarem no livro.
Se para o colaborador o livro ponto se tornou ultrapassado, imagine para o RH! Empregador e empregado se prejudicam. Primeiro, porque pode ser extraviado, rasurado ou até mesmo falsificado. Segundo, porque o registro de ponto é juiz: prova quantas horas foram dedicadas à empresa e devem ser remuneradas.
Mas o setor de Departamento Pessoal, responsável pela gestão do ponto, horas extras e fechamento da folha, perde tempo tabulando dados de registro. A confiabilidade cai ainda mais. O ponto manual é sujeito a rasuras, extravio e registros incorretos…
Além disso, a evolução tecnológica em qualquer setor tem como um dos principais objetivos diminuir os esforços humanos para a realização de uma tarefa mecânica. Com o ponto eletrônico não seria diferente. A compilação dos dados dos cartões de ponto manual é demorada e bastante trabalhosa.

Estamos em 2021, é tempo de modernizar!!! Fique atento as legislações e adquira o relógio ponto de acordo com a necessidade da sua empresa.

A Henry é líder e pioneira no mercado, trabalhando com relógios de ponto desde o mais simples, até o mais moderno, com reconhecimento facial que é a nova onda do momento.
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