O que é sistema de gestão de pessoas e quais seus benefícios

Por Henry
Publicado em 05 de março de 2021


A gestão de pessoas é responsável por espalhar a cultura organizacional com o intuito de desenvolver e fortalecer o capital humano de uma empresa. Através dela é possível humanizar as relações profissionais, formando equipes altamente capacitadas e com qualidades interpessoais importante. Um bom sistema de gestão de pessoas promove a integração entre os diversos departamentos […]

A gestão de pessoas é responsável por espalhar a cultura organizacional com o intuito de desenvolver e fortalecer o capital humano de uma empresa. Através dela é possível humanizar as relações profissionais, formando equipes altamente capacitadas e com qualidades interpessoais importante.
Um bom sistema de gestão de pessoas promove a integração entre os diversos departamentos de uma empresa, além de automatizar processos burocráticos a fim de permitir que os colaboradores possam focar no que realmente interessa e, assim, aumentar a produtividade e a eficiência como um todo.
Ou seja, é uma tecnologia que auxilia a equipe de RH a controlar todas as tarefas operacionais do setor, como: aplicar, monitorar e arquivar os diferentes tipos de avaliação de desempenho; plano de carreira; feedbacks, pacotes de remuneração, dentre outras.
Além de administrar essas práticas, um sistema de RH também é uma alternativa eficiente para manter a empresa competitiva em relação à concorrência e alinhada com as melhores práticas do mercado.

Afinal, quem vivencia o dia a dia e sabe da importância do RH, sabe o quanto pode ser difícil lidar com o alto volume de tarefas e oferecer apoio estratégico às decisões da alta liderança.

E aí? Você ainda se pergunta se vale a pena investir nesse tipo de sistema?
Vamos falar de outras vantagens…
Em um sistema de gestão de pessoas, as informações de todos os funcionários da empresa ficam centralizadas em uma única plataforma, eliminando a necessidade de utilizar dezenas de planilhas de controle.
Outra enorme vantagem de investir em um sistema de gestão de pessoas é aumentar a segurança dos dados do RH.
Ah e falando em segurança, não podemos deixar de citar outro item muito importante que facilita a rotina do departamento pessoal: relógio de ponto eletrônico, conhecido pela sigla REP. Ele corresponde àquele aparelho que é postado na entrada da empresa e que é utilizado para registro da jornada.
Através dele, a empresa pode controlar durante todo o mês as horas que são prestadas, evitando surpresas ao final do mês com despesas excessivas relativas aos holerites que passam a conter muitas horas extraordinárias.
Esse tipo de controle não só gera benefícios à empresa e à gestão de gastos, mas ao próprio colaborador, que pode acompanhar as horas laboradas durante o mês.
A Henry é líder na fabricação de relógios ponto. Confira mais sobre nossos produtos.