Relógio de ponto e Software de gerenciamento: como a união dos dois pode auxiliar sua empresa?

Por Henry
Publicado em 07 de fevereiro de 2020


Todo gestor tem um grande conjunto de preocupações decorrentes de seu trabalho. Duas das maiores, são fazer uma gestão completa do setor e o controle da carga horária de trabalho de seus colaboradores. Por isso, relógios de ponto e software de gerenciamento são duas soluções essenciais. Porém, os melhores resultados existem com a união de ambas as tecnologias.

O que é o relógio de ponto?

relógio de ponto é um dos equipamentos mais importantes para a gestão empresarial. Seu maior objetivo é ser uma ferramenta de gestão de pessoal, afinal, ele existe para fazer o registro de ponto dos colaboradores.

Portanto, o relógio de ponto permite registrar os horários de entrada e saída, a hora de almoço, horas extras, intervalos e diversas outras. Isso é importante já que, além das questões trabalhistas, existe ainda a preocupação financeira.

Primeiramente, a CLT determina que qualquer estabelecimento comercial com mais de 10 funcionários deve controlar os horários de entrada e saída dos colaboradores, por meio de um registro manual, mecânico ou eletrônico.

Logo, os relógios de ponto se tornam um equipamento vital para qualquer estabelecimento que possui estas características. Isso significa que é preciso encontrar o modelo que mais se encaixa na sua empresa, dentre os três mencionados acima.

Quais os principais modelos de relógio de ponto

Começando pelo controle de ponto manual, que é usado há mais tempo. Neste modelo, existe um catálogo, livro ou caderno em que os colaboradores anotam seus horários de chegada e saída. Ele atende a determinação da Lei, mas evidentemente apresenta o maior potencial para fraudes, além de dar muito trabalho, tanto para anotar os horários como para conferir e calcular posteriormente.

O segundo modelo é o controle de ponto mecânico, a primeira encarnação do relógio de ponto que conhecemos hoje. Na maioria dos casos, ele funciona através de um cartão que é inserido nas máquinas, para que os horários sejam impressos. Assim como o manual, também dá um certo trabalho para cálculo de horas e fechamento da folha de ponto, além de não oferecer segurança em relação a identificação do colaborador.

Por fim, o modelo mais recomendado atualmente é o relógio de ponto eletrônico, também conhecido pela sigla REP. Com ele, é possível identificar o colaborador que está registrando os horários, através de senha, cartão ou crachá de proximidade ou código de barras, ou ainda pela tecnologia mais segura que é a biometria. Além da segurança, esse modelo proporciona mais praticidade e agilidade para os gestores da empresa e equipes de RH.

Além disso, graças a ligação com os softwares de gestão de ponto, os processos de avaliação de horas e contas dos pagamentos, passam a ser feitos por um sistema automatizado. Isso facilita o trabalho da equipe de RH, que pode gastar menos tempo nesta tarefa mais burocrática e se focar em soluções mais importantes.

Para o gestor, é mais uma fonte de informações confiáveis e graças a integração com os softwares de gerenciamento, mais fácil de coletar, visualizar e evitar fraudes. Tudo isso, tem um grande impacto no financeiro da empresa.

Mas, o que é o software de gerenciamento?

O que é o software de gerenciamento de ponto?

software de gerenciamento ou de gestão de ponto é uma ferramenta indicada para administrar os dados e registros gerados pelo relógio de ponto.

Evidentemente, é uma solução valiosa para qualquer gestor. É um único software que pode trazer funcionalidades completas para a gestão de ponto, abordando disciplinas como controle de jornada de trabalho, horas extras, banco de horas, faltas, justificativas, além de possibilitar controle em tempo real de dos dados e emissão de relatórios para tomadas de decisão.

Assim como os relógios de ponto, existem diversas soluções para os mais variados tamanhos e tipos de negócio. Empresas maiores demandam soluções mais completas, enquanto as menores podem ter o básico sem gastar muito dinheiro.

Essa possibilidade de escolha significa que as vantagens do software de gestão também são enormes. Eles permitem mais segurança, controle e acesso às informações. Ou seja, o gestor pode tomar decisões com um embasamento muito maior e muito mais fácil de apurar.

Além disso, certas tarefas são automatizadas, como vimos no exemplo do relógio de ponto e cálculo de horas, otimizando o tempo de colaboradores. Com isso, o retrabalho é muito reduzido, assim como os custos.

Por conta disso, o software de gerenciamento de ponto apresenta uma solução completa que permite o controle sobre o horário de seus colaboradores, de acordo com o seu tamanho ou segmento.

Qual é a diferença de cada um?

diferença entre relógio de ponto e software de gerenciamento é fácil de entender.

relógio de ponto é uma ferramenta mais específica, cujo objetivo, como vimos acima, é registrar o horário dos funcionários. Já o software de gestão, é utilizado para administrar estes horários.

Porém, como vimos, existe uma relação entre as duas ferramentas e cada fornecedor tem a sua ideia de como vender estes produtos. Eles são vendidos separadamente ou em conjunto, dependendo da estratégia. Os produtos da Henry, por exemplo, tem uma sinergia natural, com uma integração entre si. Porém, eles podem ser facilmente utilizados com outros softwares, se estes já forem utilizados pela empresa.

É claro que isso se aplica apenas aos modelos de relógio de ponto digital, que são informatizados. As opções mecânica e manual não tem integração com o software.

O ideal é fazer a união entre relógio de ponto e software de gestão

Portanto, apenas a união entre relógio de ponto e software de gerenciamento ajuda o gestor a fazer o controle completo e eficiente do ponto de seus colaboradores. Neste caso, cada um deles tem o seu papel.

O relógio irá ser o meio de coleta e registro do ponto, além da identificação dos usuários. Enquanto isso, o software é o facilitador do processo. Ele permite o cadastro dos profissionais, o gerenciamento dos dados, a emissão da folha de ponto e a integração com todos os setores cabíveis da empresa.

Ou seja, o trabalho é facilitado em ambas as pontas do processo. Os colaboradores se cadastram de maneira mais ágil e simples enquanto os gestores podem limitar muito a sua ação neste processo.

Outro ponto muito positivo é o acesso rápido a um volume enorme de informações precisas. O gestor pode acessar os relatórios sobre a assiduidade dos profissionais e tomar medidas cabíveis tanto em casos daqueles que faltam em excesso, como daqueles que trabalham mais do que deveriam. Nenhum dos casos é o ideal, e quanto mais cedo o gestor perceber, e com menos trabalho, melhor.

Este é o grande objetivo da tecnologia aplicada no ambiente de trabalho, especificamente para os gestores. Ter mais informações para a tomada de decisões e soluções que permitem automatizar as tarefas e otimizar o tempo de todos.

O que você acha desta solução? A Henry tem relógios de ponto ideais para a sua empresa, com um software próprio ou integração com outras das opções mais usadas no mercado. Quer conhecer mais? Então acesse o nosso site e conheça os produtos!