Saiba como escolher o sistema de controle de acesso ideal para a sua empresa

Por Henry
Publicado em 18 de fevereiro de 2020


O sistema de controle de acesso é uma preocupação essencial para qualquer empresa. Afinal, é um dos pontos mais diretamente ligados a segurança, pois ele é responsável por ajudar a controlar e identificar quem entra e sai do ambiente e qualquer momento específico.

Porém, apesar de importante, isso gera uma grande dúvida: como escolher o sistema de controle de acesso ideal? É preciso equilibrar fatores sobre sua funcionalidade com o custo benefício, de modo a garantir a escolha perfeita.

Então, este post está aqui para ajudar você a entender esta dúvida. Vamos ver:

Do que sua empresa precisa?

O primeiro passo para escolher o sistema de controle ideal é entender o que sua empresa precisa. É claro que o foco é segurança, mas conhecer a rotina ajuda a encontrar a opção ideal.

Por exemplo, a empresa é muito grande? Qual é o número de funcionários? Sua circulação durante o dia é alta?

A função primordial do controle de acesso é garantir o fluxo de pessoas dentro da empresa, o que significa que ele deve acompanhar sua necessidade.

O que existe no mercado que pode atender suas necessidades?

Após entender o que sua empresa precisa, é preciso ir para o segundo passo, de modo a pesquisar no mercado por possíveis soluções. Os gestores e responsáveis por segurança precisam discutir em conjunto, vasculhando o mercado por soluções que atendam suas necessidades.

Quando o estabelecimento conta com estacionamento, por exemplo, o ideal são os totens ou cancelas Henry para controlar a entrada e saída de veículos de forma automatizada. Também há as catracas para as portarias e recepções e os controles de acesso para portas e salas, entre outros.

E se a empresa tem um fluxo de funcionários bem alto e um volume grande, o controle de acesso automatizado precisa garantir que ele se mantém constante. A forma de identificação deve ser rápida e fácil de usar.

Contudo, quanto maior a empresa, mais sofisticado o sistema deve ser. Em um local com poucas pessoas, é natural que a própria equipe de segurança perceba quando alguém estranho se aproxima. Por isso, este passo é tão importante.

Encontrando funcionalidades ideais

A partir de então, você pode procurar funcionalidades mais específicas ou recursos que se encaixam na sua situação, como a escolha de qual a melhor forma de liberação para seu estabelecimento, sendo por biometria, cartão, botoeira ou senha.

Um bom exemplo são as catracas em que funcionários podem ser cadastrados por biometria, apenas lendo a sua digital. Isso elimina o risco de perder ou esquecer o cartão, além de ser ainda mais seguro. Além disso, também não corta o fluxo de entrada, visto que cada um tem o seu acesso, literalmente, a mão.

Compare a reputação das empresas

Por fim, quando o assunto é segurança, todo cuidado é pouco. Após encontrar os modelos mais de acordo com o que a sua empresa precisa, é preciso avaliar as empresas que o vendem.

Converse com outros clientes, entre em contato com o próprio atendimento da empresa, para tirar todas as suas dúvidas. É crucial checar a reputação da empresa e sua confiabilidade.

Uma dica extra, é jamais escolher apenas levando o preço em consideração. Quando o assunto é segurança, o mais barato é quase sempre menos seguro, e pode ter péssimas consequências.

Escolher as catracas de acesso para a sua empresa é um exercício de entender suas necessidades, combinadas com as funcionalidades oferecidas, por uma empresa respeitada no mercado. Portanto, confira outros artigos do blog da Henry para conhecer mais sobre o assunto e encontrar a opção ideal!