Saiba porque o controle de acesso é fundamental para a segurança nas empresas e pontos comerciais

Por Henry
Publicado em 03 de março de 2020


O controle de acesso é a solução adotada por uma empresa que vai impedir que qualquer pessoa entre no ambiente. Por isso, este é um dos principais pontos a serem abordados por qualquer negócio.

Seja um ambiente mais corporativo, focado em um prédio, ou industrial, focado em um espaço mais amplo, estas soluções garantem que as catracas e cancelas são eficientes em manter a segurança do perímetro.

Então, este post vai mostrar para as empresas como o controle de acesso é fundamental para a segurança. Para isso, vamos ver algumas das funcionalidades deste tipo de solução.

Métodos de controle mais eficientes

Em um local com muitas pessoas, é altamente improvável que a equipe vai perceber quando alguém estranho está entrando. Por isso, é natural que o sistema de controle de acesso seja o responsável pela maior parte deste trabalho.

Por exemplo, ao substituir o cartão pela biometria, são eliminados diversos problemas. Não existe o risco de o cartão ser roubado ou perdido, trazendo mais conforto e segurança para os colaboradores.

É mantido o controle de entrada e saída de todos

Já em locais em que o fluxo de pessoas é alto, existe outro desafio, garantir que os fluxos de entrada e saída são bem controlados. Existem diversos exemplos de como isso é importante.

Por exemplo, no quesito segurança, o controle de acesso pode ajudar a garantir que apenas pessoas com acesso a determinadas áreas podem se movimentar por elas. Para empresas que lidam com informação ou material delicado, isso é fundamental.

Além disso, este sistema permite guardar as informações de qual profissional está em determinado local. Caso ocorra algum incidente, estes dados podem ser consultados para resolver o problema e impedir que ele ocorra novamente.

Mais segurança e conforto para os profissionais

O trabalho é a segunda casa de qualquer profissional. Portanto, assim como nas residências, ninguém gosta de ter um estranho andando por lá, sem ser convidado ou saber que ele está lá.

Ter um sistema de segurança é importante para garantir o bem-estar do profissional. Muitos deles levam equipamentos caros, como notebooks ou deixam as bolsas em suas mesas, por ter a confiança de que estão em um ambiente seguro. O controle de acesso é fundamental para garantir a segurança e deixar os colaboradores mais a vontade.

Em certos tipos de ambientes, os intrusos podem aparecer de diversas formas, como visitantes ou membros da equipe. Dependendo do tamanho do local, fazer esta detecção por um método não automatizado é praticamente impossível.

Proteção econômica para a empresa

Como dito acima, muitas empresas trabalham com recursos extremamente valiosos. Seja um equipamento ou uma informação, é um dos objetivos fundamentais de qualquer negócio garantir que ele está totalmente protegido.

Assim como no caso dos profissionais, a empresa também fica mais segura ao implementar um sistema de controle de acesso que vai impedir e controlar quem entra em determinadas áreas do ambiente.

Estes são alguns dos principais motivos pelos quais os sistemas de controle de acesso são essenciais para empresas dos mais diferentes portes e setores. Portanto, se quiser conhecer mais sobre o assunto e garantir a proteção máxima para seu negócio, entre em contanto com os nossos consultores e saiba mais!