SEM CONTROLE DE JORNADA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS? ENTENDA O PREJUÍZO QUE ISSO PODE TE CAUSAR

Por Henry
Publicado em 24 de setembro de 2021


Você já parou para se perguntar qual a importância do controle de jornada de trabalho? É pelo controle de ponto que você consegue saber se o colaborador está cumprindo sua jornada normalmente. Ele ajuda a garantir que a jornada seja cumprida de forma adequada sem abusos ou excessos. Isso quer dizer que o controle de […]

Você já parou para se perguntar qual a importância do controle de jornada de trabalho? É pelo controle de ponto que você consegue saber se o colaborador está cumprindo sua jornada normalmente. Ele ajuda a garantir que a jornada seja cumprida de forma adequada sem abusos ou excessos. Isso quer dizer que o controle de horas permite verificar se os colaboradores estão trabalhando dentro do intervalo acordado em contrato de trabalho.

E QUAIS PREJUÍZOS A FALTA DE CONTROLE DE PONTO PODEM TRAZER PARA SUA EMPRESA?

A falta de registro de ponto pode trazer diversos prejuízos para as empresas, que apresentam informações duvidosas, gastos excessivos e sofrem com processos trabalhistas. A legislação prevê que qualquer empresa com mais de 10 profissionais deve possuir o registro de ponto, só que nem todas cumprem essa lei.

Além de não seguirem algo previsto na legislação, a falta deste controle é algo prejudicial para o negócio, já que as informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores ficam incompletas. Sem o registro de ponto é impossível comprovar o horário de chegada e o de saída dos colaboradores. Até mesmo as faltas ficam difíceis de registrar.

Vamos listar aqui alguns possíveis prejuízos da falta desse controle:

HORAS EXTRAS: Os colaboradores podem reclamar por horas extras que eles não trabalharam, mas sem o registro de ponto fica impossível provar. A empresa não possuirá recursos para questionar essa reclamação e terá que fazer o pagamento.

TEMPO DO RH: Os profissionais de RH perderão muito mais tempo com o fechamento da folha de pagamentos. E isso pode levar a uma situação: eles terão que fazer horas extras para fechar tudo dentro do prazo. Ou seja, a empresa sai perdendo duas vezes.

AÇÃO TRABALHISTA: A falta de registo de ponto pode ser usada contra a sua empresa, se algum colaborador decidir mover um processo trabalhista contra o seu negócio.

Para evitar passivos trabalhistas, basta ter uma boa gestão sobre a jornada de trabalho. Quando uma empresa é desorganizada, existe negligência com o pagamento de horas extras, por exemplo. De fato, o processo trabalhista não é algo que acontece imediatamente, mas que pode ser fruto do descumprimento de regras.

COMO SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA?

Um controle da jornada de trabalho, explicando de forma simples, é o processo de utilizar um sistema de marcação de horários para saber como os colaboradores de uma empresa cumpriram sua jornada de trabalho durante o mês. 

Esse controle inclui a quantidade de horas trabalhadas por dia, as pausas feitas durante a jornada, horas extras, atrasos e todas as informações relacionadas à jornada dos funcionários.  

Nesse sentido, a Henry é referência em relógios de ponto. Atendemos desde os modelos mais básicos, relógios cartográficos, assim como os mais robustos e modernos, como o Hexa que é homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego certificado pelo Inmetro. Com ele, você otimiza o setor de RH, com um cadastramento seguro dos funcionários, de forma digital e precisa.

Não podemos deixar de falar também do PRISMA SF HENRY, um controle de ponto seguro e eficaz. Seu visor amplo e colorido, é Touch Screen e permite acesso rápido à sua configuração.
O reconhecimento facial é preciso, sem a necessidade do toque no aparelho. 
Possui impressora de alta resolução, com corte automático do ticket, para impressão de comprovantes fiscais exigidos pelo Ministério do Trabalho. 

Por fim e não menos importante, a Henry trabalha também com o software Henry Ponto. Uma ferramenta indicada para que dados e registros gerados pelo relógio de ponto sejam administrados.
Traz funcionalidades completas como o controle de jornada de trabalho, horas extras e faltas, além de possibilitar controle em tempo real dos dados e emissão de relatórios para tomadas de decisão.

Saiba mais, entre em contato conosco.