Seu funcionário não está marcando o ponto? O que fazer?

Por Henry
Publicado em 26 de março de 2021


A batida do ponto é obrigatória porém, não é inusual vermos funcionários negligenciando o batimento do ponto. Pelo contrário, essa ação é muito comum e além de prejudicar a aferição das horas extras e demais análises, acabam por prejudicar qualquer empresa. Lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fáceis e em […]

A batida do ponto é obrigatória porém, não é inusual vermos funcionários negligenciando o batimento do ponto. Pelo contrário, essa ação é muito comum e além de prejudicar a aferição das horas extras e demais análises, acabam por prejudicar qualquer empresa.
Lidar com o ser humano não é uma das tarefas mais fáceis e em situações como esta sempre surgem dúvidas sobre o que fazer e como agir para que o outro respeite as regras sem que seja necessária uma intervenção mais pesada.
Alguns profissionais da área de recursos humanos têm dúvidas se é possível marcar como falta o dia em que o funcionário deixou de registrar o seu ponto. Entretanto, isso não é cabível, uma vez que se o mesmo provar, perante a Justiça, que esteve desenvolvendo suas atividades na empresa no dia dado como falta, a mesma pode ser prejudicada.
Existem outras formas de mudar esse comportamento, como por exemplo:
Trabalhe a importância do ponto em reuniões: Faça com que o colaborador entenda a importância do ponto, que é a principal maneira de diminuir esta falha dentro da empresa. Trate do assunto sempre que possível em reuniões e encontros da equipe.
Acompanhe diariamente o ponto e cobre os funcionários quando necessário: Sempre tome nota da marcação feita no dia anterior e chame os esquecidos de pronto! Não deixe passar o tempo!
Ou seja, a melhor maneira de resolver qualquer problema relacionado ao desempenho dos funcionários é conversar, elaborar uma política para o manual do funcionário e tentar mudar esse comportamento aos poucos.
Certifique-se de incluir os protocolos para relatar e corrigir pontos perdidos, além de um esboço claro dos níveis crescentes de ação disciplinar (aviso verbal, aviso por escrito, plano de ação corretiva, suspensão, etc.) por não seguir os procedimentos, incluindo a rescisão do contrato. Lembre aos funcionários que garantir que você os pague por todo o tempo trabalhado é um benefício para eles.
As advertências pela não marcação do ponto são completamente legais pelas leis vigentes.
Após a política estabelecida, um excesso de não marcação do ponto poderá justificar uma demissão por desídia, que é justa causa.

Porque ter relógio ponto na empresa?
Por decreto de lei, desde 1943, empresas com mais de dez funcionários são obrigadas a ter um registro de jornada de trabalho. Empresas com menos funcionários não tem obrigatoriedade, mas para evitar problemas futuros o ideal é que se faça também. Há várias possibilidades no mercado, mas entre todas elas a mais segura, eficaz e prática é, sem dúvida, o relógio de ponto eletrônico.
A Henry é pioneira no Brasil em relógios de ponto com opções para todos os tipos de empresa. Ponto móvel, mais moderno, mais simples, com digital, reconhecimento facial, dentre outros.
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