VOCÊ SABE O QUE É RH ESTRATÉGICO?

Por Henry
Publicado em 05 de novembro de 2021


O RH estratégico é definido como o modelo de gestão dos profissionais de recursos humanos que possuem uma visão mais estratégica em relação aos colaboradores e, utilizam da tecnologia para otimizar a melhoria de processos, armazenar dados para tomar decisões mais assertivas e realistas, além auxiliar na definição dos objetivos estratégicos. Por muito tempo, a área de […]

O RH estratégico é definido como o modelo de gestão dos profissionais de recursos humanos que possuem uma visão mais estratégica em relação aos colaboradores e, utilizam da tecnologia para otimizar a melhoria de processos, armazenar dados para tomar decisões mais assertivas e realistas, além auxiliar na definição dos objetivos estratégicos.

Por muito tempo, a área de recursos humanos foi vista apenas como operacional e burocrática dentro da empresa, trabalhando com questões como a admissão, o desligamento e a gestão de benefícios. No entanto, essa visão é cada vez mais distante. Hoje, o RH estratégico é crucial ao negócio.

Dentro desse conceito, o departamento de Recursos Humanos sai do papel de departamento pessoal e assume a posição de braço direito na tomada de decisões, indicando o quadro atual dentro da gestão de funcionários e como esses colaboradores devem ser aproveitados ou remanejados — além de fornecer dados importantes para a diretoria.

Os profissionais de RH têm utilizado cada vez mais recursos tecnológicos, deixando de ser vistos como a área burocrática e operacional e, ganhando força no segmento da Gestão de Pessoas, realizando um planejamento estratégico, automatizando processos e auxiliando na transformação digital da empresa.

A aplicação de um RH estratégico gera uma série de impactos à empresa, entre eles o aumento da efetividade e a promoção de um melhor clima organizacional, além do aumento da retenção de funcionários.

DIFERENÇA ENTRE RH estratégico x RH tradicional

O RH tradicional tende a focar mais nos procedimentos básicos e formais da companhia, como: contratação e desligamento, gestão de pessoal e de folha de pagamento, cálculos trabalhistas e treinamento de colaboradores.

Executa mais funções administrativas e operacionais da organização. Nesse, o modelo hierárquico há certa distância entre gestor e liderado.

Já no RH estratégico, a ideia é alinhar os objetivos de cada área da empresa aos do colaborador desde o primeiro contato, garantindo uma gestão integral. Ou seja, o profissional se preocupa não apenas com suas atribuições naturais administrativas, mas trata de garantir o sucesso do negócio integrando colaboradores que de fato entendem a missão da organização.

A gestão estratégica do RH também se diferencia em seu modo de comunicar e de estabelecer metas. Há uma hierarquia horizontal na comunicação, o que torna cada vez mais simples o acesso entre o líder e liderado. O contato direto garante menor possibilidade de falhas de entendimento, tornando o processo mais assertivo e com maior acesso à informação.

AGORA QUE JÁ SABEMOS O QUE É UM RH ESTRATÉGICO, COMO IMPLANTAR ISSO NA SUA EMPRESA?

Para promover um RH mais estratégico, há necessidade de concentrar a atenção nos funcionários. A partir desse momento, é importante realizar avaliações de desempenho e promover treinamentos, entre outras ações.

Todas essas mudanças só são possíveis quando há a injeção de capital no setor. Com recursos em mãos, os responsáveis pelo RH conseguem fazer as intervenções fundamentais e direcionar resultados.

E aproveitando que estamos falando em estratégias, me diz uma coisa…O RH da sua empresa acompanha as tecnologias do momento? Como você calcula a folha ponto? Quais os equipamentos disponíveis em sua organização?

A Henry é líder no mercado de controle de ponto e acesso, possuímos um sistema integrado. Nosso software é completo, e possui todos os modelos e recursos independente do pacote adquirido. Ele facilita o controle e gerenciamento dos equipamentos centralizados, enviando os cadastros a partir do sistema e coletando os registros de forma automática.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!