Blog

Infraestrutura para instalar catracas: o que é necessário?

Infraestrutura para instalar catracas: o que é necessário?

Se você trabalha em um estabelecimento que precisa saber quem entra e quem sai, com certeza tem a necessidade de instalar um sistema de controle de acesso. Uma das maiores dúvidas dos clientes é o que é necessário de infraestrutura para instalar catracas.

Catraca balcão Henry com fundo azul

Nesse artigo, vamos explicar passo a passo como projetar o seu ambiente para controle de acesso e ainda dar dicas sobre cuidados e quem contratar para te ajudar. Fica ligado!

Funções da Catraca

A principal função de uma catraca ou de um conjunto de catracas é, claro, o controle de acesso. Mas isso pode ter inúmeras variações, por exemplo:

  • Ticketagem de eventos, em que cada pessoa recebe um QR Code ao comprar ingresso
  • Controle de frequência: muitas empresas usam as próprias catracas para verificar a assiduidade dos prestadores de serviço ou mesmo funcionários
  • Contagem de pessoas: estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes, principalmente durante a pandemia, precisaram controlar o número de pessoas dentro do estabelecimento
  • Liberação remota de acesso, sem a necessidade de portaria
  • Cobrança de refeições em restaurantes com valor fixo
  • Aliada à expedidora de comandas, a cobrança de refeições em restaurantes de custo variável

Onde utilizar a Catraca

Qualquer lugar em que deva ser medido quem entra e quem sai, ou mesmo o número de pessoas no estabelecimento, pode (e deve) utilizar um sistema de controle de acesso. Tais como:

  • Restaurantes
  • Casas de show
  • Estádios de futebol
  • Ginásios
  • Empresas
  • Fábricas
  • Terminais de ônibus
  • Estações tubo ou dentro do próprio ônibus
  • Tribunais e outros prédios públicos
  • Hospitais

Como definir onde será instalada

O controle de acesso serve principalmente para separar áreas com diferentes níveis de acesso. Por exemplo:

Uma fábrica tem, por exemplo, 3 níveis de acesso:

  1. O primeiro nível é o caminho entre a entrada, uma possível loja e a recepção e é aberto ao público, qualquer pessoa pode entrar. No caminho dessas pessoas, não é necessário que haja catracas.
  2. O segundo nível é a área de atendimento, em que podem entrar apenas pessoas autorizadas, sejam elas liberadas pela recepção ou por um funcionário. Nesses casos, é possível limitar o tráfego por meio de catracas.
  3. No terceiro nível, devem receber acesso apenas pessoas que tem autorização e por meio de reconhecimento facial ou cartão. São pessoas da área administrativa ou de uma certa área de gerência em que os operários não devem entrar.

A posição do conjunto que vai controlar o acesso deve ser muito bem pensada para evitar que se gaste muito em equipamentos e em gradis. Mas também não pode ter equipamentos a menos ou em locais de difícil acesso, para que não se formem filas.

Portanto, procure um local que já é a passagem natural e busque encontrar um balanço entre a quantidade de pessoas que vai passar por dia e a quantidade de catracas a serem colocadas.

Cuidados a tomar

Tome alguns cuidados muito importantes para a boa implantação e usabilidade da solução:

Defina bem a forma de autenticação e liberação, por exemplo:

  • Biometria da digital
  • Biometria facial
  • QR Code no celular ou impresso
  • Cartões smart card ou de aproximação
  • Liberação remota, por controle ou um botão na portaria
  • Cartões com código de barras

Garanta manutenebilidade

Manutenebilidade nada mais é do que a medida de facilidade com que um produto ou sistema pode receber manutenção.

Equipamentos eletrônicos e mecânicos estão propensos a falhas, seja por uso excessivo, mau uso ou mesmo defeitos de fabricação. Por isso, projete o sistema para que seja fácil chegar ao cabeamento ou aos componentes da catraca.

Com isso, você economizará na mão-de-obra e evitará retrabalhos.

A infraestrutura para instalar catracas

A infraestrutura necessária para a instalação de catracas é bastante simples, mas deve ser feita com muito cuidado, porque envolve serviços de construção civil, como corte de pisos, rede elétrica e lógica. Veja no esquema:

Indicações da Henry para infraestrutura para instalar catraca
Indicações da fábrica para infraestrutura de catraca

Materiais

Cabeamento

Não junte os cabos de internet e de energia na mesma tubulação. Isso pode causar interferência, ruídos ou até perda de dados na comunicação entre catraca e software.

Onde procurar os materiais adequados?

Para encontrar os melhores fornecedores de materiais para a sua obra de infraestrutura, busque sites ou em plataformas de cotação de materiais, como a da Zinz, uma startup focada em facilitar a compra e venda de materiais por meio da tecnologia, vale a pena conferir.

Mão-de-obra

Busque profissionais qualificados e com referências para executar a parte civil.

É muito comum que as próprias autorizadas da Henry, que já são mais de 800 espalhadas por todo o Brasil, também façam a infraestrutura para instalar catracas. Contratar uma delas garante que a mesma empresa que vendeu os equipamentos fique responsável por todo o processo, assim você só precisa contratar, verificar e, principalmente, pagar a uma pessoa só.

Busque por produtos Henry!

No nosso site, os produtos disponíveis podem ser solicitados e a matriz vai indicar a melhor opção de compra para cada caso.

Entre em no nosso site e confira!

O autor

Esse artigo foi escrito por Gustavo Pahl, gerente de negócios corporativos da Henry e sócio da Zinz, mencionada há pouco.

Não deixe de seguí-los nas redes sociais!
Instagram
Facebook
Linkedin
Youtube

Orçamento

Preencha o formulário abaixo e solicite um orçamento

Me ligue

Deixe seu nome e telefone que em breve entraremos em contato