Ao buscar um sistema que faça o controle da jornada de trabalho de seus funcionários, é comum surgir dúvidas. Afinal, atualmente, existem diversas formas de garantir esse acompanhamento. A ideia principal é otimizar todo esse processo.
Isso porque, manter a folha de ponto organizada e realizar todas as tratativas são tarefas que podem levar dias dependendo do sistema escolhido. Assim, muitas empresas buscam como funciona relógio de ponto digital para modernizar os processos de acompanhamento de jornada.
Além disso, segundo a Portaria nº 1510 publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, contar com um sistema de Ponto Eletrônico é obrigatório às empresas com 10 ou mais funcionários desde 2009.
Mas afinal, porque Ponto Eletrônico?
O Ponto Eletrônico trata-se de um dispositivo no qual o empregado registra seus horários de entrada e a saída no local de trabalho. Ele existe em diversos modelos, com recursos e possibilidades diferentes, para melhor se adaptarem ao perfil e às necessidades de cada empresa.
Sabemos que as jornadas de trabalho podem variar de acordo com a empresa. Podem ser em horário comercial ou por regime de escala. De qualquer forma, é preciso ter um sistema que ajude a controlar se todos estão obedecendo aos horários de entrada e saída da jornada de trabalho.
Tempos atrás, as pessoas utilizaram formas manuais de controle de ponto, conhecido como as folhas de ponto. Entretanto, esse formato apresenta imensa vulnerabilidade para falsificações, assim, a tecnologia trouxe alternativas mais confiáveis e eficientes.
A Henry é pioneira na fabricação de relógios de ponto, trazendo sempre inovações para o mercado brasileiro, como o primeiro relógio com sirene e o primeiro com biometria e reconhecimento facial.
Quais benefícios do Relógio de Ponto?
Além de ser um método eficiente para controle das jornadas de trabalho, como já mencionado anteriormente, implantar relógio ponto também é uma das melhores maneiras de manter sua gestão de pessoas de acordo com a legislação. Isso porque, com as portarias 1510 e 373, do MTE, há normas que estabelecem um padrão para o controle ponto dentro das empresas.
Seguindo as exigências da legislação, há três opções para você realizar a marcação de ponto dos seus funcionários: com um livro ponto, com um relógio ponto cartográfico ou com um relógio ponto eletrônico.
Das três opções, optar por implantar relógio ponto é uma das melhores formas de organizar a gestão de recursos humano da sua empresa e, ainda, estar de acordo com a legislação. Quando você adquire um equipamento certificado pelo INMETRO e desenvolvido segundo as normas do MTE, você garante que seu sistema de registro de ponto já esteja inteiramente de acordo com as exigências da lei.
Por isso, independente do porte da sua empresa, o relógio ponto pode ser uma boa opção. Entre em contato com a Henry e saiba mais sobre nossos modelos disponíveis. Nos adaptamos as necessidades de cada cliente.