As tendências do setor de recursos humanos são um importante termômetro empresarial que visa apontar quais passos devemos dar em direção ao crescimento e a estruturação eficiente de toda corporação.
Sendo que apenas a partir delas é que poderemos alinhar todos os nossos objetivos empresariais, com tudo aquilo que o mercado tem para nos oferecer, uma vez que o RH já tenha assumido um papel de protagonismo na criação de estratégias de desenvolvimento das empresas.
A relevância da área vem crescendo a cada dia e acompanhar as tendências de RH, especialmente para os próximos anos, pode ajudar a sua empresa a manter a gestão de pessoas alinhada a algumas práticas inovadoras do mercado.
HOME OFFICE
A pandemia do coronavírus forçou as empresas a redefinir prioridades e desenvolver novos modelos operacionais. O trabalho remoto, modelo que vinha como uma tendência gradual e lenta, cresceu e espalhou-se por muitas empresas por conta do isolamento social e acabou configurando uma nova forma de trabalhar que deu certo, definitivamente, mas nesse sentido o RH precisa estar atento. Mesmo à distância, existem ferramentas para controlar a produtividade, bem como horários de entrada e saída, como por exemplo o ponto itinerante, Ponto E da Henry.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL X CULTURAL
Esses dois fatores têm grande importância, eles precisam ser harmonizados dentro do ambiente digital, para que as novas ferramentas possam ser mais bem utilizadas pelos colaboradores.
As empresas investem cada vez mais em inovação tecnológica, e, para isso ser viabilizado, é essencial que os colaboradores estejam engajados e conectados para que a transformação cultural aconteça. O RH é o grande responsável por conectar essas pontas, para que as mudanças gerem efeitos positivos para as corporações e os colaboradores.
No âmbito tecnológico, a Henry sempre foi pioneira, trazendo soluções como biometria digital, sistema 100% online e integrado e recentemente lançamos os terminais faciais, para controle de acesso e ponto, todos eles facilitam a rotina do departamento pessoal.
COMO AS EMPRESAS PODEM PREPARAR SEU RH PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Utilizar a tecnologia para melhoria de eficiência e medições é vital para sobrevivência nos próximos anos. É preciso ficar atento as tendências, investir cada vez mais em humanização, afinal a tecnologia não substitui 100% o trato humano, é necessário um balanceamento das duas áreas.
Por fim, sempre estar atento as novas ferramentas, como softwares de gestão remota e meios de comunicação mais modernos — por exemplo, mídias sociais, mensageiros instantâneos e chats integrados aos sistemas de gestão — também ajudaram a lidar com o cenário de isolamento social e se adaptar a esse novo normal.
Precisa de um RH mais tecnológico e efetivo? Entre em contato com nossos consultores Henry e confira nossa linha que mais se adequa a necessidade de sua empresa.