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TRABALHO HOME OFFICE: Dicas para manter a produtividade

Um artigo publicado no “Harvard Business Review” revelou que colaboradores que trabalham em home office são 4,4% mais produtivos.

Mas, para fazer com que essa produtividade seja real, é preciso entender os desafios e responsabilidades que envolvem o trabalho home office ou o trabalho remoto no geral.

Vamos começar falando do conceito?

O QUE É HOME OFFICE?

Home Office, ou escritório em casa, é uma modalidade remota de trabalho na qual profissionais autônomos ou colaboradores de empresas utilizam de um espaço escolhido em suas residências para realizar suas atividades profissionais, de estudos ou de algum projeto de extensão.

Com a pandemia do coronavírus essa modalidade se tornou cada vez mais comum e corriqueira. Porém surgem também alguns desafios, dentre eles: Como manter a produtividade?

Primeiramente listamos aqui, vantagens e desvantagens do Home Office:

Vantagens

  • Evita o tempo de deslocamento e o estresse causado pelo trânsito e meios de locomoção lotados
  • Maior equilíbrio entre família e trabalho
  • Redução na taxa de ausência (Indeed)
  •  

Desvantagens

  • Maiores dificuldades na comunicação entre colaboradores do time
  • Redução de networking
  • Tendência ao aumento da carga horária
  • Aumento da distração com assuntos não relacionados a trabalho

E agora vamos lá, diante desses desafios, separamos algumas dicas de COMO MANTER A PRODUTIVIDADE mesmo estando longe do local habitual de trabalho.

DICAS HOME OFFICE

Organize o ambiente de trabalho

Você já refletiu o quanto seu dia poderia ser mais produtivo se seu ambiente de trabalho fosse mais organizado?

A organização do ambiente de trabalho é um passo fundamental para que tenhamos mais satisfações e trabalhar e, consequentemente, mais produtividade.

Identifique quais são as tarefas prioritárias

Um obstáculo para a produtividade no home office é a dificuldade em identificar quais tarefas devem ser priorizadas e o que pode ficar para mais tarde. Em meio a muitas atividades a serem cumpridas, podemos não desempenhar tão bem todas elas e, consequentemente, deixar com que isso gere ansiedade.

Evite a procrastinação

Um dos maiores vilões para quem trabalha em home office é o hábito de adiar tarefas, o que diminui a produtividade e provoca ansiedade.

Todos os passos descritos acima ajudam a evitar a procrastinação. Mas, se mesmo assim você tiver dificuldades em se concentrar em suas tarefas e produzi-las durante o seu período de trabalho, um bom caminho é recorrer a alguns métodos desenvolvidos para superar esses obstáculos.

Cumpra seu horário e controle-o batendo ponto

Mesmo em home office é preciso ter um horário definido de trabalho e muitas empresas exigem isso através de ferramentas remotas de controle de ponto. É necessário se policiar e separar tempo em casa e tempo de trabalho.

Uma ótima alternativa para controle de ponto remoto é o Henry Ponto E – um relógio itinerante que permite a marcação de onde o funcionário estiver.

Acompanhe o blog da Henry e fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

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