Entenda como um controle de acesso nas escolas pode ajudar na segurança dos alunos

Por Henry
Publicado em 25 de fevereiro de 2020


Muros, portões e outras delimitações em propriedades escolares não são mais suficientes para garantir a segurança dos alunos e funcionários. Indivíduos indesejados transitando no ambiente escolar ou pessoas próximas ao estudante que não estão autorizados a buscá-los, por exemplo, são apenas algumas das situações que os meios tradicionais de segurança têm dificuldades para evitar.

Por essas razões, a implementação de um sistema de controle de acesso nas escolas é um recurso eficiente para gerar maior segurança para os alunos e levar tranquilidade aos pais. Além disso, existem outros benefícios que podem ajudar a otimizar a rotina de gestão de segurança, como a coleta de dados e o rastreamento de informações.

Confira, a seguir, algumas das principais vantagens do controle de acesso para garantir a segurança em uma instituição escolar.

Restrição de acesso

Quanto maior o tamanho de uma instituição de ensino, maiores são as possibilidade de acesso nos entornos da propriedade escolar.

Em um campus universitário, por exemplo, o trabalho de garantir a segurança do local é ainda mais complexo, devido ao número de prédios no perímetro. São diversos portões, entradas e estacionamentos, e nem todos apresentam o mesmo nível de segurança. Portanto, não é difícil encontrar um ponto fraco ou área com menor monitoramento.

Para tornar um espaço mais seguro, é fundamental limitar os pontos de acesso e, caso seja necessário, implantar sistemas de controle de acesso nas escolas. Além disso, as rotas de entrada e saída devem ser muito bem definidas.

O tipo de controle de acesso que melhor atenderá as necessidades de cada escola dependerá do fluxo diário de pessoas e das características físicas da construção.

A Henry oferece soluções que vão desde controles de acesso compactos e de baixo custo, até sistemas mais sofisticados que apresentam touchscreen, leitor RFID e biometria.

Responsabilidade civil

Escolas de Ensino Fundamental e Médio também enfrentam desafios quanto a essa questão. Quando se trata da educação básica e, sobretudo, de escolas privadas, é preciso considerar a responsabilidade civil da instituição, já que o corpo discente é composto por indivíduos menores de idade.

Caso ocorra algum incidente que coloque um aluno em risco e seja comprovada a negligência da escola, a instituição de ensino poderá ser penalizada.

Projeto com resultados em curto prazo

Todavia, as instituições menores podem implementar um controle de acesso e reforçar a segurança para obter resultados já em curto prazo, além de restringir os possíveis incidentes, riscos e situações perigosas, através de um sistema dessa natureza.

Uma das possibilidades são as catracas instaladas na portaria, que podem restringir a circulação de pessoas através de diferentes tecnologias de leitura, como a biometria ou os cartões de proximidade e código de barras.

Além disso, quando se trata da busca por escolas privadas, a segurança é um importante critério buscado pelos pais no momento de matricular os seus filhos e, certamente, um dos atributos que terá maior peso na decisão final.

Dessa maneira, apresentar um sistema de controle de acesso demonstra o comprometimento da instituição com a segurança de todos os que transitam em suas dependências.

Dados de acesso

É importante ressaltar que cada escola apresenta as suas próprias necessidades de segurança.

Portanto, apesar das boas práticas gerais, é preciso obter meios para identificar padrões no comportamento dos usuários, por exemplo. Isso significa que grande parte do esforço para criar e manter estratégias está em coletar e analisar informações.

Além disso, contar com dados de apoio também é uma forma de segurança, pois garante que qualquer incidente possa ser investigado através de informações sólidas e detalhadas.

Agora que você já sabe como o controle de acesso pode tornar a sua instituição escolar mais segura, entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!