Quais são os diferentes tipos de controle de acesso utilizados?

Por Henry
Publicado em 14 de fevereiro de 2020


Pensar em segurança é fundamental nos dias de hoje. Uma maneira de prezar pela proteção de ambientes diversos é por meio do controle de acesso, que tem a função de limitar o acesso a determinado ambiente ou informação.

O gerenciamento de acesso pode ser feito de forma física, por equipamentos eletrônicos ou pela combinação de ambos.

Conheça, a seguir, os diferentes tipos de controle de acesso utilizados.

1- Terminais de acesso

Terminais de acesso são uma forma simples de limitar o acesso, que possui um design compacto e ótimo custo-benefício. Há diversos modelos disponíveis no mercado. Eles possuem um teclado numérico, que permite a identificação do usuário por meio da digitação de uma senha.

Também existem modelos que, além do controle por senha, podem liberar o acesso através de leitura de proximidade RFID, botoeira, biometria, código de barras ou Smart card contactless.

Os terminais são ideais para controlar a abertura de portas dos mais variados ambientes.

2- Catracas

Esse produto cria uma barreira física no local e é um tipo de equipamento mais indicado para locais que exigem um nível médio de segurança. Uma das principais funções da catraca é efetuar o controle do fluxo de pessoas em determinado espaço.

A liberação das catracas pode ser feita por leitor de código de barras, biometria, senha ou cartão RFID por proximidade. Modelos que fazem a liberação através da leitura de crachás precisam ter um cofre para o recolhimento desses objetos.

Existem diversos modelos de catraca, inclusive, há um específico para controlar a entrada em locais pagos, como banheiros. Nesses casos, a ferramenta conta com um moedeiro para os clientes depositarem o pagamento, que é identificado pelo sistema e, então, a catraca é destravada.

3- Totens

O toten é uma ferramenta de controle de acesso usada para controlar a entrada e saída tanto de pessoas, quanto de veículos. É muito utilizado em condomínios, podendo ter câmeras acopladas para controlar a entrada de condôminos e visitantes.

Também é comum encontrar totens em estacionamentos tarifados, nos quais eles são integrados com uma impressora de tickets ou um dispenser de cartões.

Os totens normalmente possuem sistema de interfone, que possibilita maior segurança e comodidade aos usuários. Os modelos mais modernos contam com leitor de código de barras, sistema de biometria e armazenagem de dados em cartucho USB, o que evita a perda de informações.

Hoje, muitos sistemas de controle de acesso permitem sinalização de pânico ou atividade de coação. Isso pode ser feito por meio de um botão, um cartão ou um dedo diferente cadastrado para biometria.

Integração com softwares

Para operar todos esses tipos de controle de acesso, faz-se necessário o uso de um software. A instalação de um programa irá permitir o gerenciamento de acesso, sendo possível configurá-lo de acordo com as necessidades do local.

Para quais locais são indicados sistemas de controle de acesso?

Para cada um desses locais, há um tipo de controle de acesso mais adequado.

Mais informações sobre controle de acesso

Se você quer se aprofundar no tema e saber mais sobre controle de acesso, entre em contato com um de nossos consultores!